ABELHAS SEM FERRÃO nO CNg
PROJETO DE PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SOBRE O PROJETO
OBJETIVOS
- Utilizar ferramentas de educação ambiental para contribuir com a conservação das abelhas sem ferrão.
- Propagar a importância desses insetos para o ecossistema e principalmente para a população humana.
dESENVOLVIMENTO E RESULTADOS
A isca foi construída utilizando uma garrafa pet, envolta num pedaço de lona preta (fato que contribui para simular o ambiente natural de nidificação das abelhas), durex para fixar a lona na garrafa e um pedaço de mangueira, seguindo a metodologia adotada por Boaventura e Santos (2006). A isca PET foi banhada internamente com uma solução específica para atrair as abelhas nativas. Posteriormente, ela foi fixada no caule de uma árvore na mata para a captura do enxame.
Depois de capturado o enxame de Tetragonisca angustula (JATAÍ) dem dezembro de 2021, a isca foi monitorada a cada 10 dias pra avaliar a evolução da colmeia que apresentou significativa evolução a cada período. Em março de 2022, o enxame (ainda na isca PET) foi transferido para a caixa racional do modelo proposto pela EMBRAPA, com a presença e participação dos alunos do colégio e fixada no pátio do colégio em Paranaguá.
Foi observado no comportamento destes alunos que pouca ou nenhuma informação sobre as abelhas sem ferrão são realmente nativas do Brasil e, principalmente, que além de não serem “perigosas” aos humanos, as abelhas ainda são essenciais para o equilíbrio ecológico do planeta Terra.
A credita-se que a iniciativa de adotar um enxame de abelhas sem ferrão (como realizada no Colégio Nova Geração) deveria ser multiplicada, principalmente pelas instituições de ensino, para que tenhamos mais sucesso na formação de cidadãos com maior respeito pelo meio ambiente.
Professor responsável: Marcos Paulo Carvalho de Oliveira