Como criar um ambiente de estudo perfeito

COMO ESTUDAR

Um bom ambiente de estudo é um fator essencial para o rendimento do estudante, pois o aprendizado é uma atividade que exige concentração e organização, as quais só são possíveis quando temos um espaço reservado unicamente para tal tarefa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que te ajudarão a criar um perfeito ambiente de estudo. Vamos a elas:

1.Escolha o espaço

A primeira coisa é o espaço. Ele deve ser individual e deve ser separado de ambientes barulhentos. Também deve conter, obrigatoriamente, os seguintes elementos: uma mesa ou escrivaninha com gavetas, uma cadeira confortável e uma parede lisa ou quadro de cortiça para organizar tarefas. Além disso, é essencial que o seu ambiente de estudo seja bem iluminado, seja por luz natural ou artificial.

2.Crie uma rotina

Após ter criado o seu ambiente de estudo, é fundamental que você o utilize de acordo com o objetivo principal: estudar. O estudo que dá resultados exige esforço e disciplina. Por isso, crie uma rotina de estudos de acordo com as tuas necessidades e siga-a rigorosamente, compensando os dias nos quais porventura você precisar quebrá-la por algum motivo.

3.Livre-se de distrações

De nada adiantará criar um bom ambiente de estudo se ele não for, de fato, um ambiente propício para essa atividade. Quando for estudar, siga o tempo preestabelecido e deixe o celular em outro espaço da casa. Se estiver utilizando o tablet ou o computador, deixe abertas apenas as abas que tenham a ver com o assunto que você está pesquisando. Não consulte o e-mail, não pare a todo momento para checar as redes sociais. Não deixe a TV ligada e só escute música que não atrapalhe a tua concentração. Assim, você se manterá focado nas tarefas que precisa realizar.

4.Mantenha o ambiente de estudo organizado

Mantenha o teu espaço sempre limpo e organizado. Para isso, utilize pastas, caixas organizadoras, post-its. Além de ser mais confortável, isso otimizará muito o teu tempo. Um ambiente de estudos desorganizado fará com que você gaste boa parte da tua rotina tendo que arrumá-lo. Além do mais, você precisará encontrar as coisas de que precisa (notas, senhas, livros, artigos impressos, etc.) e isso será muito desgastante se o espaço não estiver organizado.

5. Invista em melhorias

Tenha em mente que o ambiente de estudo é muito importante para o teu desenvolvimento intelectual, esteja você na escola, na faculdade, ou apenas estudando por conta própria. Pense nisso na hora de organizar o orçamento e reservar um dinheiro para as melhorias que serão necessárias: pintura, reformas, recursos, equipamentos.